Redação
Um vídeo registrado pela câmera corporal de um policial militar de São Paulo revelou o momento em que o agente propõe um ‘racha’ a outra viatura durante o atendimento a uma ocorrência. O incidente, ocorrido em julho, terminou com a viatura em alta velocidade perdendo o controle, colidindo com dois veículos estacionados e destruindo um semáforo. As imagens do episódio foram divulgadas nesta quarta-feira (6) e geraram repercussão.
Nas imagens, o policial dirige em direção a outra viatura e pergunta ao colega: “Vamos apostar um racha?”. Em seguida, ele acelera, mas perde o controle e bate em um Chevrolet Cruze e em um caminhão Iveco/Daily. Após o impacto, o policial aparece visivelmente abalado e lamenta com o parceiro: “O que que eu fiz, velho?”.
Logo após a colisão, o soldado liga para seu superior e relata o ocorrido: “Bati a viatura, sub. Arrebentamos o carro do paisana aí. Juro por Deus, sub. Por favor, vem aqui. Como é que explica?”. Durante a ligação, ele ainda menciona o comentário sobre o ‘racha’, justificando que foi dito em “tom de brincadeira”.
Quatro policiais militares estão sob investigação e foram afastados das funções. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a conduta dos agentes foi apurada em um Inquérito Policial Militar (IPM), que foi concluído e enviado à Justiça Militar. Os policiais foram enquadrados no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que considera infração grave o uso de veículos para manobras perigosas, como arrancadas bruscas e derrapagens. Em caso de condenação, eles podem ser exonerados.
Além do processo administrativo, os agentes também enfrentam uma ação civil para ressarcir os prejuízos causados aos veículos danificados e ao patrimônio público.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !